" Explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense... é simplesmente impossível."
Joelmir Beting

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Amém, São Marcos!

* postado no Blog Bola de Bigode 15/12/2012


Arquivo pessoal


11/12/12 era dia de VER São Marcos. A festa foi marcada para onze/12/12, às dez da noite, no “provisório” palco para os espetáculos alviverdes, o PORCOembu. Na noite que antecedia o dia em que iniciaria a Canonização do Santo, a ansiedade tomou conta dos meus sonhos, com lembranças de cada partida em que presenciei deste que sacrificou parte de sua vida pelo Palmeiras. Tudo isso por amor, talvez o mais puro e digno.

Marcos Roberto, um dia, vindo lá de Oriente, foi trocado por luvas. Começou cedo no Palmeiras. E desacreditado, o jovem goleiro anos depois se tornou “São Marcos”. Isso, por seus milagres. Todos presenciados por seus devotos. E não foram poucos...

Era 1999. Usava a camisa 12 e substituía Velloso. Taça Libertadores da América. Desde então, se tornou o maior ídolo da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, que teve sua “Eterna Academia”,com Divino, o Ademir da Guia, e a “Muralha” Oberdan Catani O time da Arrancada Heróica, o único clube a vestir a camisa da Seleção Brasileira, viveu histórias de um clube guerreiro, de superação.

Mas nada disso está perto de ser o que foi o dia de eternizar São Marcos! O onze/12/12 demorou a passar. O caminho até o estádio pareceu longo. Estava todo em verde e branco. Todos os devotos vestiam o Manto Sagrado, devidamente trajados com suas camisas e bandeiras. Este não era um dia qualquer. Encontrávamos ali, junto ao Santo, heróis e grandes ídolos. Era um dia especial, era o dia de VER São Marcos.

Arquivo pessoal

A chegada ao palco da festa estava tomado pela emoção. Neste momento, mais lembranças da história daquele, que um dia fez milagres contra um Santos de Robinho, em pleno estádio da Vila Belmiro. Defendeu um pênalti de um dos maiores ídolos corintianos (esse o mais marcante). Até mesmo, lembranças de um dia ele ter recusado uma proposta milionária, somente pra ficar com seu clube do coração rebaixado.

A bateria da Mancha Alviverde começou a festa e fez o estádio inteiro cantar e agradecer. O som de “O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL” era ensurdecedor e a cada instante era mais forte. Até que o Santo pisou no gramado. Deste momento em diante, era eternizado São Marcos, o camisa 12.

Mesmo sendo uma partida comemorativa, a apaixonada torcida queria a vitória. O Palmeiras de 1999, ano da redenção da América, também. Procurou se encontrar em campo e quando o fez, Edmundo, “o Animal”, arrancou e acabou sendo derrubado dentro da área. Era pênalti. Mas quem estava lá para tentar fazer a defesa para a Seleção 2002 não era São Marcos.

Ele estava do outro lado do campo e a torcida pedia para que ele fizesse algo que nunca tentara em sua carreira: bater um pênalti. Nunca o fez, por sempre achar que não deveria fazer isso com outro goleiro. Mas a torcida pedia, e todos os presentes naquele gramado também.

Arquivo pessoal

E foi São Marcos, o MELHOR GOLEIRO DO BRASIL, bater forte no meio do gol. E fez aquilo o que muitas vezes evitou. Era GOL de São Marcos. È uma pena que a torcida também não pode fazer como os jogadores e ir abraçá-lo neste momento. Cabia a torcida cantar e vibrar.

Marcos mostrou que sua aposentadoria se devia somente as suas contusões e porque seu corpo não aguentava mais. Fez defesas em nível de São Marcos. O Animal, sempre Edmundo, deu passe para Paulo Nunes marcar o segundo gol dos heróis alviverdes.

Segundo tempo. 12 minutos. Seu mais ilustre reserva, Sérgio, o substituiu para que atuasse na linha, o que já tentou fazer uma vez, para ajudar o Palmeiras. E foi ai que o Brasil 2002 conseguiu empatar a partida. Meia noite. 12/12/12. Os refletores se apagam. São Marcos pega o microfone e agradece por tudo. E o Palmeiras agradece pelos seus milagres. 

O Santo encerra sua carreira com somente um pedido: "Só queria fazer um ultimo pedido: que vocês nunca se esqueçam de mim, porque eu nunca vou me esquecer de vocês". E nós nunca o esqueceremos, do goleiro que foi, do palmeirense que é. E nunca sairá de nossas lembranças, O DIA DE SÃO MARCOS.

Nosso Santo: São Marcos da Sociedade Esportiva Palmeiras ou a Sociedade Esportiva de São Marcos!

Amém, Marcos!


Revisado por: Marcos Teixeira Blog Bola de Bigode